Curiosidades

Sinal de trânsito insulta peões 

Os transeuntes mal queriam acreditar no que os seus olhos viam quando, preparados para atravessar a rua, se deparavam com um sinal que lhes apontava, em vez de travessia segura, o dedo do meio!
Aconteceu nos Estados Unidos da América, mais precisamente em Spokane, estado de Washington, e os responsáveis pela sinalização rodoviária já fizeram saber que a culpa é das baixas temperaturas e que a falha foi involuntária. Fica a dúvida...




Empresário de Sintra troca carro a gasóleo por um com painéis solares
 
Paulo Carvalho é um técnico de eletrotécnica, que em 2000 decidiu adaptar um motor eléctrico e painéis solares a um veículo "papa-reformas". A experiência, segundo a agência Lusa, não correu bem pois o veículo "não tinha espaço suficiente para aplicar grandes painéis" e Paulo Carvalho decidiu investir na compra de uma carrinha já elétrica com cumprimento suficiente para instalar os painéis. A aposta deu frutos e em 2003 Paulo Carvalho criou a empresa VS-SOLAR com o objectivo de investigar e aplicar a "energia foto voltaica na locomoção de veículos". A Mega é uma carrinha muito fácil de conduzir, pois só tem travão e acelerador, e pode chegar aos 50 quilómetros por hora. Em vez de utilizar combustível fóssil, a viatura transforma a energia solar em eletricidade e por sua vez em energia de locomoção. Os custos da transformação são para já o maior problema com que o investigador se depara pois, garante, se "em manutenção se gasta zero", fica um bocado dispendioso comprar quer as baterias elétricas quer os painéis solares. A transformação de um carro destes fica à volta dos dez mil euros. As principais características destes veículos passam pelo facto de serem silenciosos, não poluentes e terem autonomia ilimitada durante o dia, mesmo com o céu encoberto. 

Henry Ford

Conta a lenda que o barão da indústria automóvel, Henry Ford, tinha um modo bastante peculiar de despedir um funcionário, o empregado deixava o posto na sexta-feira e ao voltar na segunda, encontrava a sua mesa vazia e um aviso informando que este não pertencia mais ao quadro da empresa. Ford revolucionou o mundo automóvel criando um carro prático e acessível, e revolucionou a industria criando a linha de produção. Em 1908 surgiu o modelo T, que vendeu mais de 15 milhões de unidades.

Hello Kitty dá cara a lubrificante

A bem conhecida personagem infantil Hello Kitty é a cara de vários produtos, desde brinquedos, telemóveis e acessórios de roupa. No entanto, a mais recente “aquisição” desta adorável gata é um lubrificante da Agip.
A marca italiana decidiu apostar numa nova imagem, recorrendo à célebre personagem para lançar as suas novas latas de três litros de óleo.
As embalagens estão disponíveis com especificação 5W 30 API SM e em exclusivo para o Japão, onde a Hello Kitty tem bastante sucesso.

Lavagem de carro custa 8500 euros
 
Um britânico, proprietário de uma estação de serviço, cobra 8500 euros por uma lavagem de automóvel que pode demorar 250 horas a estar finalizada. Nenhum pormenor é descurado.
O responsável pela lavagem, Gurcharn Sahota, utiliza um microscópio que se certifica que não há impurezas, e uma lista de cem produtos, no qual só a cera custa 10 mil euros.  Segundo a 'BBC', a estação está localizada em Derbyshire, no Reino Unido. Sahota, que começou o negócio há cerca de cinco anos, assume que se lançou nesta "arte" devido à sua paixão por carros. Os clientes, normalmente proprietários de grandes automóveis, não se importam de esperar até um mês para reaverem o veículo. Apesar dos preços elevados, Gurcharn sublinha que não está a ser afectado pela recessão.  

Veículo com quase 700 mil euros de coimas

Um veículo automóvel com quase 700 mil euros de coimas em falta foi apreendido em São Paulo. Segundo o jornal ‘O Globo’, o carro em questão já tinha sido multado 700 vezes. Na altura da apreensão, o veículo, que pertence a uma empresa de alimentação, era conduzido por um coreano. 

Primeiro carro em Portugal 

O primeiro automóvel a chegar a Portugal foi um veículo da marca Panhard-Levassor tendo sido importado de Paris pelo 4º Conde de Avilez, em 1895. Na alfândega de Lisboa, ao decidirem a taxa a aplicar, hesitam entre considerar aquele estranho objecto máquina agrícola ou máquina movida a vapor. Acabam por se decidir por esta última. Este veículo ficaria também para a história por um acontecimento insólito: logo na sua primeira viagem, entre Lisboa e Santiago do Cacém, ocorreria o primeiro acidente de viação em Portugal, tendo por vítima um burro, atropelado a meio do percurso.

A mais longa viagem a conduzir
 
Emil and Liliana Schmid (Suiça) percorreram 641115km no seu Toyota Land Cruiser desde 16 de Outubro de 1984, tendo passado por 162 países.

A mais longa viagem de um carro solar
 
A  Midnight Sun equipa de desenvolvimento do carro solar na Universidade de Waterloo no Canadá, viajou a distância de 15070km através do Canadá e Estados Unidos da América tendo partido de Waterloo a 7 de Agosto 2004 e terminado a viagem em Ottawa, Canadá, a 15 de Setembro de 2004.

A peça de mobiliário mais rápida
 
Marek Turowski (Reino Unido) atingiu a velocidade de 148km/h enquanto conduzia um sofá a motor, desenhado e construído por Edd China (Reino Unido), no aeródromo de Bruntingthorpe, Leicestershire no Reino Unido a 11 de Maio de 2007.

A limousine mais alta
 
A mais alta limousine do mundo, do chão ao teto mede 3,33 metros. Contsruida por Shirley Duval (Austrália) tem 8 rodas com sistema de suspensão independente, e 8 pneus de um monster truck, 2 motores, e levou 4 mil horas a ser construída na Califórnia tendo sido terminada em Novembro de 1998.

A mais longa viagem de trator
 
Vasilii Hazkevich (Rússia) percorreu 21199 km com um trator de serie entre 25 de Abril e 6 de Agosto de 2005, tendo começado e terminado em Vladimir na Rússia.

Maior desfile de BMW's
 
Um total de 178 BMW Isetta participaram no desfile organizado por Maren Bohl (Germany) em Rödental perto de Coburg, Alemanha, em 23 de Agosto de 2008.

Maior desfile de Ferrari's
 
O recorde para o maior desfile de Ferraris é de 490 carros e foi alcançado pela Cornes & Company Limited no Circuito Fuji Speedway, Shizuoka, Japão em 11 de Maio de 2008.

Maior desfile de carros Fiat
 
O recorde para o maior desfile de Fiat's é de 500 e foi organizado pelo Clube Fiat 500 de Itália entre Villanova d’Albenga e Garlenda em Itália em 9 Julho de 2006.

Maior desfile de carros Mazda
 
Um total de 249 Mazda MX-5 participaram no desfile organizado pela Mazda da Nova Zelândia na Alexandra Park em Auckland em 9 de Outubro de 2005.

Maior desfile de reboques 
   
Um total de 83 reboques estiveram no desfile que percorreu as ruas de Wenatchee, Washington nos Estados Unidos da América a 20 de Agosto de 2004, concentração organizada pela Associação de Reboques de Washington.

Maior desfile de carruagens puxadas por cavalos
 
O recorde para o maior desfile de carruagens foi conseguido na Tipperary Racecourse em Limerick, Irlanda a 3 de Agosto de 2008 e reuniu 265 carruagens.